Arquivo do dia: abril 11, 2011

Evangélicos devem comemorar a Quaresma?

Cristãos ao longo da história têm utilizado um programa sistemático para observar partes significativas da história do Evangelho. Cristãos primitivos adoravam juntos nas suas sinagogas e casas, e muitas de suas práticas eram as mesmas, com a adição da Ceia do Senhor. Escrituras foram lidas, as canções foram cantadas e orações foram rezadas com os que se reuniam regularmente. As celebrações do calendário judaico ainda estava enraizado em sua cultura. Como a igreja cresceu estas práticas comuns ganhou um novo significado. Páscoa foi substituída pela celebração da Páscoa. Pentecostes foi retirado da festa judaica das “primícias”.

Os líderes da Igreja nos primeiros séculos procurou formas de assegurar que toda a história da revelação de Deus em Cristo fosse comemorado. Isto é como o “Ano da Igreja” ou “Calendário Litúrgico” foi formado. Isso continuou por séculos e sobreviveu à Reforma. Diferentes tradições adaptaram algumas dessas práticas com base em sua teologia específica e ideologia. Alguns rejeitaram muitas das idéias do calendário da igreja com base em uma necessidade de ter uma pausa mais completa durante a Reforma ou com base em um entendimento especial das Escrituras, como Gal. 4: 9-11, que parece desencorajar a observância de algumas temporadas antigas do ano.

Batistas em todo o mundo têm caído em ambos os campos. A maioria vai observar Advento, em preparação para o Natal. A maioria vai observar a Semana Santa, uma vez que culmina com a explosão da alegria da Páscoa! A observância da Quaresma não é tão comum.

Quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa. Especificamente, é de 40 dias que antecedem a Páscoa, excepto aos domingos. O número 40 tem um significado bíblico significativas por períodos de tempo. (40 de Jesus, dia de jejum e tentação, 40 anos de Israel no deserto). É um momento de reflexão, de confissão e uma renovada consciência do que Cristo tem feito para redimir o mundo. Traz a história do evangelho para o seu momento mais sagrado – Ressurreição!

Práticas quaresmais incluem geralmente mais tempo em oração com foco na confissão, arrependimento e o perdão de Deus, e como vivemos isso em nosso cotidiano. Para muitos, o jejum e as formas de auto-negação são também observadas. O jejum pode nos lembrar de nossa real necessidade de Cristo como o “Pão da Vida.” À medida que rápida, podemos pedir a Deus para nos lembrar que a fome ea sede real tem de ser para ele. (João 6:35).

Muitas congregações batistas celebram a Quaresma publicamente. A maioria passa o tempo em oração pedindo perdão e um novo encontro com Deus ao se aproximar da Páscoa. Deixe-nos reconhecer as oportunidades que temos neste tempo de Quaresma para se juntar com outros crentes em um momento de reflexão, confissão, arrependimento e um renovado senso de fome e sede de Deus para nos fornecer a substância de sua graça que nos capacita para servi-Lo mais plenamente!

© Aliança Batista Mundial

11 março, 2011

Deixe um comentário

Arquivado em Artigos